Tradicionalmente, a Klabin realiza seu Ciclo de Planejamento Estratégico anual. Conhecido como Mosaico, o Ciclo alinha as particularidades dos negócios em um objetivo central, integrando todas as áreas e formando um plano único de crescimento para a Companhia.

Nesse processo, as diretrizes de gestão são ajustadas com o uso eficiente de recursos e a estratégia de atuação nos mercados atuais e potenciais, traçando objetivos de curto, médio e longo prazos.

Anualmente, o plano é revisado, definindo as prioridades de investimento para cada negócio da Klabin. É a partir desse plano que as metas e o orçamento anual da empresa são estruturados.

O resultado da revisão do Ciclo é validado pelo Conselho de Administração e compartilhado pela empresa até os níveis de coordenação. Em 2013, mais de 450 colaboradores tiveram acesso ao plano estratégico da Companhia.





Governança da sustentabilidade



A gestão da Klabin é orientada pelo conceito da sustentabilidade nos negócios. A Companhia estruturou um modelo de governança específico para tratar do tema, composto por um Comitê de Sustentabilidade e uma Comissão de Sustentabilidade.

Essas duas instâncias atuam de maneira interdisciplinar na discussão e condução das ações relacionadas aos aspectos do desenvolvimento sustentável.

O Comitê tem função deliberativa e é formado por membros da diretoria executiva e um membro externo. A Comissão, por sua vez, tem função executiva e conta com representantes de diferentes áreas da empresa.

Cabe à Gerência de Sustentabilidade, que responde à Diretoria de Planejamento Estratégico e Sustentabilidade, acompanhar e alinhar os trabalhos entre esses grupos.