A Klabin adota ferramentas e processos para mitigar os principais riscos relacionados aos negócios, de forma a manter os resultados esperados nas operações e assegurar a perenidade da atividade.

O gerenciamento de riscos tem ainda o objetivo de avaliar aspectos futuros, capazes de provocar impactos negativos tanto nas atividades quanto na reputação da companhia e no relacionamento com seus públicos estratégicos.





Principais riscos identificados nos negócios:



icone_gestap_risco_riscos_ambientais

Riscos ambientais
Com um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela norma ISO 14001, para as operações industriais, e pelo FSC®, nas atividades florestais, a Companhia assegura, para seus clientes e para a sociedade o cumprimento das melhores práticas no que diz respeito ao manejo de suas florestas, à relação com a comunidade, ao uso de recursos naturais e à geração de resíduos e efluentes.
A Companhia também segue a aplicação do Princípio de Precaução estabelecido durante a conferência Eco-92, e avalia constantemente todos os aspectos que apresentam riscos ao meio ambiente, à saúde e à segurança de colaboradores, clientes e das comunidades impactadas por suas atividades.
Além disso, em 2013, foram elaborados um relatório e uma matriz de vulnerabilidade em relação às mudanças climáticas, desenvolvidos pela área de Gestão de Sustentabilidade, em parceria com as áreas de Meio Ambiente Industrial e Florestal. Este documento fornece um levantamento dos riscos relacionados ao tema e oportunidades e recomendações de ação, mitigação e antecipação destes fatores.

icone_gestap_risco_riscos_creditos

Riscos de crédito
O mapeamento recorrente dos riscos de crédito permite à Klabin mitigar os possíveis impactos da inadimplência em sua carteira de clientes. A Companhia possui normas específicas para cadastro, análise de crédito e aceitação de clientes, estabelecendo limites de exposição, monitoramento de contas a receber e garantias prestadas. Para suas operações comerciais no mercado externo, a Klabin utiliza a contratação de apólices de seguro de crédito.

icone_gestao_risco_riscos_mercado

Riscos de mercado
A Klabin mapeia e analisa sistematicamente a concorrência, os mercados e os segmentos de seus clientes no sentido de identificar potenciais ameaças que possam impactar sua atuação. Esses estudos são dimensionados e priorizados para serem incorporados na estratégia de negócios.

icone_gestap_risco_riscos_financeiros

Riscos financeiros
Em 2013, a Companhia concluiu o mapeamento dos principais riscos financeiros, com o objetivo de detalhar as principais variáveis do negócio e permitir a estruturação de uma política formal de hedge. A administração desses riscos hoje é feita por meio de sistemas de controle, determinação de limites de posições e contratação de instrumentos de proteção de crédito. Não são realizadas operações especulativas nesse sentido e a contratação de instrumentos derivativos é restrita, podendo ser aprovada apenas pelo conselho da companhia.