Diretrizes formais ditam o modo como a Klabin se relaciona com seus públicos

Para dar suporte à gestão de seus negócios e o tom no relacionamento com os diversos públicos, a Klabin segue um conjunto de diretrizes estabelecidas em seus códigos e políticas internas.




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Código de Conduta
Reúne princípios de sustentabilidade empresarial nas esferas econômica, ambiental e social, e tem por finalidade uniformizar padrões entre os públicos de relacionamento da Klabin – colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e comunidade. Reforça a atuação ética, transparente e legal da empresa no relacionamento com as partes interessadas, além de determinar procedimentos para evitar conflitos de interesse. Revisado em 2013, o Código de Conduta passou a contemplar os temas de combate ao trabalho análogo ao escravo e à exploração infantil, erradicação de práticas de discriminação e assédio, a valorização da diversidade, e combate à corrupção, cujas medidas são aplicáveis a 100% das unidades da Companhia. |GRI SO2| O novo documento foi divulgado nos veículos de comunicação interna – Klabin Notícias e Notas Corporativas – e distribuído a todos os colaboradores mediante assinatura de documento de entrega.

A Ouvidoria também foi reestruturada, ampliando os canais de atendimento para os públicos interno e externo, por meio do site institucional e no telefone 0800 718 7814.

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Política de Divulgação e Negociação
Define os critérios e procedimentos relativos à divulgação de atos e fatos relevantes para o desempenho da Companhia. O documento abrange aspectos como resultados econômico-financeiros, decisões do acionista controlador, deliberações da Assembleia Geral e dos outros órgãos de administração, e estabelece as diretrizes quanto às negociações de ações, títulos e valores mobiliários.

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Política de Sustentabilidade
Direciona a maneira como a Klabin conduz seus negócios e investimentos, considerando o crescimento sustentável e a geração de valor para todos os públicos de interesse.

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Política de Responsabilidade Social e Ambiental para Contratação de Fornecedores
Estabelece as diretrizes para a cadeia de fornecedores da Klabin.

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Política de Engajamento de Stakeholders
Formalizada em 2013, essa política orienta os colaboradores para as diferentes formas de engajamento com cada público de interesse.

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Cartilha Sobre Defesa da Concorrência
Criada e aprovada em 2013, visa coibir a prática de condutas abusivas e endossa as práticas leais de concorrência no mercado.

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Política de Marketing
Estabelece diretrizes de transparência para a construção de relacionamentos com seus clientes e demais stakeholders.

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Código de Auto Regulação Abrasca
Adesão que formaliza boas práticas no âmbito de companhias de capital aberto.