Companhia adota gestão orientada para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável.









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242 mil
hectares de florestas
plantadas com pínus e
eucalipto para produção
de celulose.





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211 mil
hectares de florestas
nativas preservadas nas
propriedades da Klabin.





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19 mil
produtores rurais
beneficiados desde
1984 pelo Programa de
Fomento Florestal.

A Klabin é uma empresa brasileira, privada, de capital aberto e integrante da BM&FBovespa. E a maior produtora do Brasil de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeiras em tora. A holding Klabin Irmãos e Cia. é sua principal controladora, com 59% do capital votante. Está estruturada em três unidades de negócios – Florestal, Papéis (papelcartão, papéis Kraft e reciclados) e Conversão (caixas de papelão ondulado e sacos industriais) – e possui 15 unidades industriais instaladas em oito estados brasileiros e uma na Argentina. Entre os principais mercados de atuação estão os segmentos de alimentos, como leite, carnes frigorificadas e frutas; higiene e limpeza; cimento; eletroeletrônicos, entre outros. |GRI 2.1; 2.2; 2.3, 2.7; 2.8|

Com 115 anos de história, a serem completados em 2014, a Companhia adota uma gestão orientada para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A base florestal é um de seus mais importantes ativos. São mais de 242 mil hectares de florestas plantadas com pínus e eucalipto para produção de celulose. A Klabin mantém ainda 211 mil hectares de florestas nativas preservadas em suas propriedades – área destinada à preservação da fauna e da flora nativas e à conservação dos recursos hídricos. É pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico – sistema que mescla florestas plantadas de pinus e eucalipto e matas nativas preservadas.

A Companhia foi a primeira no setor de celulose e papel no Hemisfério Sul a obter, em 1998, a certificação FSC® – Forest Stewardship Council®, que atesta uma gestão que conserva os recursos naturais, proporciona condições justas de trabalho e estimula boas relações com a comunidade. Com o Programa de Fomento Florestal, busca ampliar e diversificar a renda das comunidades próximas às suas unidades a partir da formação de florestas plantadas em propriedades rurais. A atividade auxilia na fixação dos agricultores na terra, promovendo a recuperação da vegetação e o estabelecimento de diferentes tipos de cultivos. Criado em 1984, o programa já beneficiou 19 mil produtores rurais e distribuiu mais de 160 milhões de mudas.

O cuidado com seus profissionais também é uma das prioridades da Companhia. Com cerca de 15 mil colaboradores diretos e indiretos, a Klabin realiza investimentos constantes na capacitação e desenvolvimento de pessoas, bem como na promoção do bem-estar e da segurança de todos. O respeito às comunidades é, por fim, o valor norteador da Klabin em todas as regiões em que atua. Ter critérios claros de governança, agir com transparência e promover o engajamento dos públicos locais são preocupações permanentes da companhia na gestão dos impactos sociais de suas atividades.



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OS AVANÇOS DE 2013




Projeto Puma

  • Maior investimento da história da Companhia
  • Investimento de R$ 5,8 bilhões
  • Ingresso no mercado de celulose
  • Abertura de novo mercado: celulose fluff
  • Eficiência ambiental: autossuficiência energética, otimização do uso de água e baixa geração de resíduos




Processos produtivos

A Klabin está estruturada em três unidades de negócio integradas, o que possibilita uma gestão flexível na comercialização de seus produtos para segmentos variados, com diferenciais competitivos em cada um dos elos da cadeia de valor. |GRI 2.3|









A_klabin_Icone_toda_a_cadeia

Toda a cadeia de
custódia é certificada
pelo FSC®.







A_klabin_Icone_os_produtos

Os produtos da Klabin
são biodegradáveis e
recicláveis.

Unidade de Negócio Florestal – É responsável pelo manejo sustentável das florestas plantadas da Klabin, o que inclui o planejamento, o plantio e a colheita para fornecimento de matéria-prima às fábricas de papel da Companhia. Além disso, a Klabin é a maior fornecedora brasileira de toras de madeira originadas em florestas plantadas e certificadas para indústrias moveleiras, construção civil e serrarias.

Todas as etapas seguem as melhores práticas de manejo florestal, certificadas pelo FSC®, com um sistema de mosaico, formando corredores ecológicos. A Klabin estimula o fomento de florestas plantadas para pequenos produtores rurais, a partir de critérios de desempenho ambiental e social, com ênfase na preservação do solo, da água e da biodiversidade e na promoção de um relacionamento ético e transparente com as comunidades próximas das áreas manejadas. |GRI 2.3|




Unidade de Negócio Papel – Processo produtivo totalmente integrado a partir de celulose de fibra longa e curta. Produz com tecnologia de ponta os seguintes itens:

  • LPB (Liquid Packaging Board): um dos maiores produtores globais de papelcartão para líquidos;
  • Papelcartão: líder no mercado brasileiro de embalagens para os segmentos de alimentos, higiene e limpeza, eletrodomésticos, entre outros;
  • Papel Kraft: líder no mercado brasileiro de papeis para embalagem, abastece as unidades de Conversão da Klabin e exporta para mais de 70 países;
  • Papel reciclado: utilizado na fabricação de caixas de papelão ondulado.



Unidade de Negócio Conversão – Com 11 fábricas de Conversão distribuídas pelo Brasil e uma na Argentina, é líder brasileira nos segmentos de papelão ondulado e de sacos industriais, a partir da conversão do papel Kraft – kraftliner e sack kraft.

  • Papelão ondulado: atende às mais elevadas exigências do mercado internacional em quesitos de qualidade e segurança alimentar, por conta da utilização de fibras virgens. Fornece para diferentes setores, como alimentos, bebidas, hortifrutigranjeiros, eletrônicos e saúde e higiene.
  • Sacos industriais: 100% fabricado a partir de fibras longas (pínus), combina resistência, porosidade e elasticidade requeridas pelo mercado. Abastece o mercado interno e exporta para países da América Latina, África, Estados Unidos e Europa.