infografico-processo-producao




Pesquisa e Planejamento

As pesquisas em biotecnologia possibilitam o desenvolvimento de clones de pínus e eucalipto mais adaptados às condições climáticas e adversidades ambientais nas regiões onde estão localizadas as florestas.

10mil-pt

Consequentemente, obtém-se maior rendimento e produtividade, além da qualidade adequada da matéria-prima para os produtos.

O melhoramento genético conta com uma etapa de reprodução por clonagem, em que os melhores espécimes são reproduzidos em um processo cíclico que leva 12 anos. As mudas são produzidas nos viveiros até serem enviadas às áreas de plantio, onde são observadas as melhores condições de solo e clima. O planejamento das áreas também inclui a gestão de risco, considerando a interatividade entre diferentes espécies.




Plantio

Dadas as características topográficas do solo, o plantio das mudas é realizado utilizando-se práticas manuais, em solos devidamente preparados de acordo com as premissas sustentáveis previstas pelo FSC®.

Após o plantio, é feito o controle das plantas daninhas (geralmente gramíneas), durante um ano no caso do eucalipto e até três anos para o pínus.

A manutenção das áreas é realizada por torres de observação, caminhões bombeiros, caminhonetes, motocicletas e procedimentos operacionais. Tudo para garantir eficiência na gestão do plantio e na prevenção de riscos.

60mildia-pt



Colheita

A colheita é realizada a partir de um planejamento que considera o raio médio em relação à fábrica, a idade da floresta e a preservação dos corredores ecológicos. A operação é mecanizada e dividida em:



processo_produtivo_icone_extracao_arvore Extração da árvore
processo_produtivo_icone_desgalhamento Desgalhamento
processo_produtivo_icone_separacao_corte Separação e corte
das toras
processo_produtivo_icone_disposicao Disposição das toras
para transporte,
de acordo com sua
finalidade.

Todos os resíduos da colheita, como galhos e casca, são reaproveitados: uma parte é utilizada para geração de energia mediante a queima de biomassa; a outra parte tem como destino a cobertura vegetal para preservar o solo.



Transporte

A madeira é transportada para as fábricas de papel da Klabin ou vendida para serrarias e laminadoras, que produzem para a construção civil e a indústria de móveis.



processo_produtivo_icone_transporte_caminho
vianges





Mapa das operações

A sede administrativa da Klabin está localizada na cidade de São Paulo. A Companhia possui 16 unidades industriais (15 no Brasil e uma na Argentina), uma filial nos Estados Unidos e um agente na Europa. |GRI 2.4; 2.5; 2.7; 2.9|